VR, AR, MR, XR: qual a diferença?
  • Joel Stival Junior

VR, AR, MR, XR: qual a diferença?

Embora a realidade virtual e a realidade aumentada já não sejam novidades, ainda há muita confusão sobre as diferenças entre as duas tecnologias. Além dos termos VR e AR, existem outros não tão conhecidos para definir tecnologias de propostas iguais e/ou similares. Continue lendo para entender de uma vez por todas a diferenças entre AR e VR e conhecer as tecnologias de realidade mista (MR) e estendida (XR).



Realidade Aumentada | Augmented Reality (AR)


Em nosso artigo sobre o que é realidade aumentada descrevemos bem detalhadamente o que significa o termo, seus benefícios e meios de acionamento. De forma mais resumida, trouxemos uma definição baseada no glossário da Unity, disponível aqui em inglês.


Segundo o glossário, a realidade aumentada consiste na sobreposição do mundo real com conteúdos criados digitalmente. A realidade aumentada - ou AR - permite que os usuários interajam com os elementos digitais que podem ser visualizados através de headsets, como o Microsoft HoloLens, ou através da câmera de smartphones, tablets e webcams de computadores.




Realidade Virtual | Virtual Reality (VR)


Também já publicamos um artigo sobre o que é realidade virtual contendo mais detalhes sobre a tecnologia, juntamente com alguns exemplos de aplicação. Em poucas palavras, a realidade virtual - ou VR - consiste em um ambiente gerado por computador que cerca inteiramente o usuário e substitui completamente o mundo real ao seu redor.


Vídeos e imagens 360 são excluídos dessa definição, uma vez que a experiência deve ser centralizada no ponto de vista e perspectiva do usuário. Em uma experiência em VR, de verdade, se o usuário se abaixa, por exemplo, o cenário ao redor deve seguir seu ponto de vista, permitindo-o visualizar o cenário de baixo para cima. Isso não acontece em imagens e vídeos 360. Explicamos melhor essa diferença no artigo: decorado virtual ou tour 360, qual escolher?




Realidade Mista | Mixed Reality (MR)


A realidade mista, assim como o próprio nome sugere, mistura o mundo real com conteúdos criados digitalmente, em um meio onde ambos os “mundos” podem coexistir e interagir um com o outro.


Um exemplo da realidade mista - ou MR - é a configuração do guardião no processo de instalação do Oculus Rift S. Para você entender, é chamado de guardião a área de proteção, dentro de onde o usuário pode circular com segurança. Seria como uma "gaiola" virtual: ao sair dela, o guardião desliga as imagens virtuais e liga as câmeras para que a pessoa saiba onde está no ambiente real.

Utilizando o HMD, e com o auxílio do controle, o usuário deve delimitar a área de uso do equipamento “pintando” virtualmente uma linha no espaço físico em que ele se encontra. Assista ao vídeo abaixo para entender melhor:



Nesse exemplo o usuário está vendo o mundo real e ao mesmo tempo está definindo uma região virtual ao seu redor, que só poderá ser vista e interagida através do Oculus.

O Microsoft HoloLens é outro dispositivo que permite experienciar a realidade mista. Confira alguns exemplos no vídeo abaixo, que mostra a interação com hologramas que se misturam com o mundo real.




Realidade Estendida | Extended Reality (XR)


A realidade estendida envolve tecnologias que combinam cenários e elementos reais com virtuais. Segundo o glossário da Unity, a XR geralmente é utilizada como um termo guarda-chuva para agrupar tecnologias como VR, AR e MR. Ela cobre todo tipo de experiência que envolve novas formas de realidade pelo uso de elementos digitais, ou seja, o X funciona como uma variável que pode substituir o V em VR, o A em AR, o M em MR, entre outras.


Compreender e explorar a realidade estendida como um todo é uma forma eficaz de desenvolver experiências mais flexíveis e criativas, ao invés de se limitar à uma tecnologia ou outra.



Concluindo


Para entender bem o que explicamos aqui, note que:

  • A realidade virtual faz o usuário imergir completamente em um ambiente totalmente virtual;

  • A realidade aumentada proporciona elementos virtuais sobre o mundo real;

  • A realidade mista é a mistura do mundo real e virtual, com a criação de elementos que interagem com o mundo real; e

  • A realidade estendida reúne todos os três termos anteriores em um só.

Exemplificando de uma forma mais visual:


Para saber mais sobre AR e VR, entre em contato conosco


Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades:

Instagram  | Facebook  | LinkedIn


Fonte:

Amarelo: Unity

  • instagram
  • facebook
  • youtube
  • linkedin
icon-whatapp (1).png
Entre em contato ou solicite um orçamento
© 2019  A Z U B A  |  Curitiba - PR • Todos os direitos reservados