Tendências para o mercado imobiliário em 2020
  • Renata de Freitas Camargo

Previsões e tendências para o mercado imobiliário em 2020

Com a queda da taxa de juros no ano passado, o mercado imobiliário em 2020 tem uma perspectiva favorável após ter sido um dos mais afetados na última recessão. Um estudo realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) concluiu que em comparação com o terceiro trimestre de 2018, em 2019 as vendas tiveram um aumento de 15,4%.


E para que o ano de 2020 realmente traga bons resultados para as construtoras e imobiliárias, confira algumas tendências do mercado imobiliário que podem ajudar a alavancar as suas vendas.



1. Vendas online


O comércio eletrônico no Brasil, assim como em praticamente todo o mundo, vem crescendo. Lojas como Forever 21, que faliu no país, desenhou uma estratégia para atuar no mercado da web (a reportagem você pode ler aqui).


Mas se o comércio eletrônico é o ponto alto das vendas de muitos varejistas, o mercado imobiliário em 2020 deve partir para o online de forma igualmente competitiva. Isso por um fator simples: os consumidores estão cada vez mais conectados.


Com pessoas acostumadas a acessarem seus smartphones em qualquer lugar e a qualquer hora, a forma de atender o cliente tem mudado. Clientes querem respostas rápidas para suas perguntas, além de preferirem fazer uma pesquisa sem precisar sair do lugar para isso.


Muitos procuram um imóvel na internet, tiram suas dúvidas e, se gostarem, vão até um local físico para conversar com um profissional ao vivo e a cores. Para saber se o empreendimento agrada, os clientes de hoje contam com informações em plataformas digitais, o que nos leva ao próximo item.



2. Conteúdo em vídeo


Se uma imagem vale mais que mil palavras, imagine o que pode fazer um vídeo? Segundo uma matéria no Olhar Digital, nos últimos cinco anos o consumo de vídeo na web cresceu 165%.


O mercado imobiliário em 2020, claro, não pode ficar de fora. Boas imagens em fotografias ainda são necessárias, mas o formato de conteúdo em vídeo deve também fazer parte das estratégias de marketing de empresas do setor.


Apresentar informações em vídeo tem sido visto cada vez mais como uma forma de melhorar a experiência do cliente, principalmente por chamar a atenção para fatores emocionais que pesam na hora da compra de um imóvel.



E se o vídeo aproxima a empresa de seus clientes, a tecnologia assume um outro papel importante. Veja a seguir.



3. Realidade Aumentada e Realidade Virtual para o mercado imobiliário em 2020


Imagine poder apresentar o seu imóvel sem que para isso o cliente vá até sua imobiliária ou construtora. Imagine, ainda, levar o seu empreendimento a uma sala de reunião de uma empresa.


Já que falamos em vendas online para aproximar compradores de vendedores, e vídeos para melhorar a experiência do cliente, que tal unir os dois mundos? Isso é possível com o uso de Realidade Aumentada e Realidade Virtual.


Basicamente, como explicamos aqui, a Realidade Virtual descreve um ambiente tridimensional gerado por computador que pode ser explorado e interagido em primeira pessoa através dos óculos VR (Virtual Reality).


Um decorado em realidade virtual, por exemplo, permite que o consumidor explore livremente o imóvel e tenha uma visão completa e realista do empreendimento. Ou seja, não é mais preciso levar o cliente em um decorado físico para apresentar o apartamento ou a casa. Embora facilmente confundido com os Tour Virtuais em 360º, explicamos aqui a diferença entre eles.



Já a Realidade Aumentada pode ser experimentada diretamente na web, ou por meio de aplicativos instalados em smartphones ou tablets. Trata-se da projeção e visualização de elementos digitais sobrepondo o mundo real (ou seja, “aumentando” a realidade através da inserção de novos elementos).



A tecnologia de Realidade Aumentada flexibiliza o acesso aos produtos a qualquer hora, pois é como se o produto praticamente fosse parar na frente do consumidor para que ele faça uma avaliação e possa tomar decisões mais facilmente. Por esse motivo, a Realidade Aumentada é uma das tendências do mercado imobiliário em 2020 (junto com os decorados em Realidade Virtual). Um exemplo são as maquetes e plantas humanizadas, que você pode ver no vídeo abaixo.




Concluindo


O mercado imobiliário em 2020 tem tudo para crescer e alcançar melhores resultados que em 2019. Isso significa que a concorrência também será mais forte, o que fará com que empresas do setor procurem por maneiras de se destacar.


As vendas online, o conteúdo em vídeo, a Realidade Aumentada e a Realidade Virtual com toda certeza ajudarão a encantar clientes. Caso você queira saber mais especialmente sobre as tecnologias, entre em contato conosco e faça-nos uma visita.


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