Desvendando a realidade aumentada: entenda a tecnologia ARCore
  • Renata de Freitas Camargo

Desvendando a realidade aumentada: entenda a tecnologia ARCore

Você está em uma cidade diferente, ou em uma região que não conhece muito bem. A pé, deseja chegar em um destino X, mas por se tratar de um local desconhecido, você se perdeu. Agora, imagine que você pega o seu celular e acessa o Google Maps. Ao invés de enxergar sua posição como um ponto no mapa, você vê na sua frente flechas e indicadores mostrando o caminho que deve seguir.


Curitiba | PR - perto do Parque Barigui


Dias depois você decide decorar um ambiente na sua casa. Sozinho, ou com a ajuda de um profissional da área, analisa opções de objetos. Um vaso verde para a mesa e estantes nas paredes? Vasos de flores no chão e uma nova mesa? No lugar de imaginar como tudo ficaria, suponha que você consiga digitalmente inserir prateleiras, mesa e flores no ambiente real. Fica mais fácil visualizar as mudanças e decidir, não é mesmo?


Torradeira AR tamanho real


Ambas as situações são possíveis porque a realidade aumentada (AR) sobrepõe conteúdo e informações digitais ao mundo físico - como se essas informações estivessem realmente na sua frente. A tecnologia que possibilita isso vem avançando cada vez mais, e neste artigo queremos explicar a você sobre como funciona o ARCore, desenvolvido pelo Google. Desse modo, você conseguirá também entender um pouco mais sobre a AR.




Entendendo o ARCore


O ARCore surgiu em 2017, e trata-se de uma plataforma do Google para desenvolvedores de realidade aumentada. Explicando de uma outra maneira, oferece ferramentas que possibilitam pessoas especializadas a criarem experiências de AR.


Para você compreender bem como o ARCore funciona, vamos à uma explicação simples: fazendo novamente um exercício de imaginação, digamos que neste exato momento você queira “aumentar a sua realidade” inserindo digitalmente na sua frente um eletrodoméstico.


A fim de que isso seja possível, é preciso que seu dispositivo móvel consiga fazer um mapeamento do ambiente real, detectando, por exemplo, superfícies verticais e horizontais, bem como rastreando a posição em que se encontra em relação ao mundo e aplicando texturas. A tecnologia ARCore consegue fazer isso, pois ela mapeia e entende objetos no mundo real para então inserir a camada virtual.


O mais importante de tudo é que ferramentas para desenvolvimento de apps de AR, como o ARCore, e até mesmo outros pacotes de desenvolvimento para otimização de modelos para webAR, estão em constante evolução. Isso significa que cada vez mais veremos a realidade aumentada sendo apresentada a nós de forma realista. Ou seja, como se objetos inseridos fizessem realmente parte do mundo físico.


Portanto, voltando ao nosso exercício de imaginação, graças a tecnologias como o aplicativo desenvolvido pelo Google (e que pode ser acessado tanto em Android quanto iOS) você consegue ver um eletrodoméstico aí na sua frente (no vídeo a seguir mostramos um exemplo):


Cooktop AR com medidas exatas do fabricante.



Exemplos de aplicação do ARCore no dia a dia


O Google Maps é um bom exemplo de aplicação da tecnologia. Ao acessá-lo no modo AR você consegue ver uma pequena parte do mapa na parte inferior da tela do seu celular, ao mesmo tempo que tem uma visão de cima para baixo.


Ao movimentar o smartphone lentamente a câmera consegue identificar prédios e, assim, ajudar o usuário a se localizar, indicando a ele o caminho a seguir. Para construtoras e imobiliárias essa funcionalidade serve também como ferramenta de marketing, pois o aplicativo pode reconhecer um imóvel e mostrar, na tela do smartphone, informações adicionais sobre ele.


Aliás, a realidade aumentada para o setor imobiliário tem evoluído tanto, que um comprador pode escanear um QR Code no site que abra o mapa direto no celular já com a localização do empreendimento em AR, permitindo visualizar informações mais específicas estando próximo ao local ou até visualizar o imóvel em realidade aumentada. Dessa maneira ele obtém uma experiência mais rica sobre o empreendimento.


Assim como o Maps do Google, outros mapas utilizam a AR para facilitar a visualização e o entendimento do usuário. É o caso do Mapbox.


Outra funcionalidade do Google muito conhecida por nós, o Google Tradutor também tem a função de realidade aumentada. O Translator reconhece as palavras de uma imagem pela câmera, fazendo a tradução sem que para isso o usuário tenha que digitar o texto.


Google Tradutor AR - um pouco literal mas eficaz.


Por fim, além do que foi citado aqui, o ARCore possibilita que sejam desenvolvidos aplicativos de realidade aumentada para jogos, indústria, comércio eletrônico etc.



Pontos finais


A realidade aumentada possibilita que experimentemos conteúdo digital da mesma maneira que experimentamos o mundo ao nosso redor. A experiência realista é possível graças a tecnologias como ARCore, que integram três tecnologias-chave:


  • Rastreamento de movimento;

  • Compreensão ambiental; e

  • Estimativa de luz.


Conforme mencionamos, o ARCore é desenvolvido pelo Google e está disponível igualmente para iOS. A Apple, por sua vez, possui o ARKit, também para desenvolvedores criarem experiências de realidade aumentada. Em termos técnicos, podemos dizer que o ARCore é mais avançado como aplicativo. Além disso, possibilita que desenvolvedores compartilhem informações e dados entre si.


E então, conseguiu entender um pouco mais desse universo de realidade aumentada? Confira agora algumas maneiras que ela pode ajudar seu negócio a se destacar. Veja 4 benefícios da realidade aumentada para seu negócio.



  • instagram
  • facebook
  • youtube
  • linkedin
icon-whatapp (1).png
Entre em contato ou solicite um orçamento
© 2019  A Z U B A  |  Curitiba - PR • Todos os direitos reservados