• Renata de Freitas Camargo

Realidade aumentada mais realista: conheça o Occlusion

Imagine que você esteja vivenciando uma experiência de realidade aumentada (AR) no seu celular. Na experiência, um objeto virtual (uma bola) é sobreposto ao mundo real. À medida que você movimenta o aparelho, a bola o acompanha. O problema é que no meio do ambiente virtual em que você está tem uma cadeira.


Isso é um problema porque o aplicativo de realidade aumentada reconhece o móvel, mas a bola que você está visualizando em AR parece que foi parar “através da cadeira”. Ou seja, ao invés de a bola ter desaparecido por trás do móvel, metade dela fica aparecendo como se estivesse sobreposta.


A questão toda é que a “magia” da AR é justamente a de poder aproximar o ambiente virtual o máximo possível da nossa realidade. Mas como ser real, se o usuário vivencia uma experiência em que objetos parecem estar voando na frente dele? Para resolver essa questão, existe um recurso chamado Occlusion. É sobre ele que queremos conversar com você neste artigo.



Do que se trata o recurso Occlusion?


Graças ao Occlusion os objetos virtuais (sejam em 3D ou 2D) seguem as leis físicas de luz e profundidade. O recurso melhora totalmente o uso da realidade aumentada, pois reconhece pessoas e objetos em volta ou na frente do modelo AR, integrando melhor o 3D ao ambiente.


Dessa maneira, evita-se que uma pessoa na frente interrompa a experiência do usuário e tire o grau de realismo que a AR pode oferecer. Para entender, na imagem abaixo mostramos a experiência sem e com o recurso:



Como você pode ver, a detecção de profundidade realizada pelo Occlusion torna a cena muito mais real. Então, tenha em mente que o objetivo do recurso é garantir que as cenas de realidade aumentada preservem as regras de linha de visão que temos no mundo real.


Em outros termos, significa que o recurso garante que qualquer objeto virtual que esteja atrás de um objeto real seja escondido atrás desse objeto real.


Vale ressaltar que nos sistemas iOS e Android o recurso People Occlusion é nativo, dependendo do nível do sistema operacional de cada dispositivo. Em ambos os casos, o recurso permite o recorte do corpo de uma pessoa em frente ao objeto projetado.



Occlusion e a experiência em AR


Lembra do Pokémon Go? A empresa criadora do jogo, a Niantic, mostra no vídeo a seguir como utiliza a técnica de Occlusion para tornar a experiência do jogo mais real. Nos 30 primeiros segundos do vídeo o personagem Pikachu se sobrepõe ao cenário, atravessando pessoas e vasos. Nos segundos a seguir a Niantic dá dois exemplos de utilização do Occlusion:



Neste outro vídeo você consegue ver mais um exemplo (Occlusion é apresentado a partir de 1’09’’):



Principais benefícios do Occlusion


A vantagem mais expressiva do recurso é evitar que objetos em 3D apareçam em lugares que na vida real não faria sentido. Quando isso acontece, a experiência acaba sendo danificada e a imersão é prejudicada (como você viu na imagem que usamos para ilustrar).


Isso vai contra o objetivo da realidade aumenta de combinar o mundo real com o mundo virtual de uma forma que pareça natural e que seja envolvente. E para ser o mais natural possível, o ideal é ter os objetos reais e virtuais perfeitamente posicionados dentro do ambiente do usuário.


Para ser convincente, os objetos precisam interagir de forma realista, e é aí que entra outro benefício do Occlusion. Um exemplo é quando colocamos uma xícara virtual - que terá a aparência e o comportamento de uma xícara real – no ambiente virtual. Nesse caso, o usuário deve poder pegar a xícara virtual e movimentá-la como quiser.


Confira o vídeo para entender o que queremos dizer:


Vídeo: exemplo de recursos interativos em cenário para realidade virtual.


Concluindo


No mundo da realidade aumentada, imagens reais e virtuais são combinadas para criar ambientes imersivos para os usuários. O desafio é fazer com que imagens virtuais pareçam cada vez mais "sólidas" na frente de objetos do mundo real.


O recurso Occlusion possibilita isso, permitindo que tenhamos a percepção de profundidade quando somos inseridos em uma experiência AR, e fazendo com que objetos virtuais possam interagir de forma realista com os do mundo real.


E você sabia que a realidade aumentada é uma grande aliada do marketing? Leve para seus clientes a experiência de visualizar seus produtos de forma virtual e interativa. Conheça mais sobre nosso trabalho!


  • instagram
  • facebook
  • youtube
  • linkedin
Entre em contato ou solicite um orçamento
© 2019  A Z U B A  |  Curitiba - PR • Todos os direitos reservados