• Renata de Freitas Camargo

Projeções e aplicações para a Realidade Aumentada

A tecnologia de realidade aumentada busca a interação de elementos digitais com elementos reais. Também conhecida como AR (do inglês Augmented Reality), ela ajuda marcas a proporcionarem experiências interativas e aumentarem o engajamento de seus clientes.


A AR vem evoluindo cada vez mais. Da mesma maneira, o número de empresas que adota a tecnologia - e percebe seus benefícios - aumenta. Para que você consiga entender melhor como a realidade aumentada pode ser usada, e quais as estimativas para o futuro, invista alguns minutos na leitura deste artigo.



Projeções para o mercado de AR


Empresas de pesquisa de mercado como Statista, Orbis Research, BusinessWire, entre outras, estimam uma taxa de crescimento anual composta entre 40% e 77% para o mercado de realidade aumentada, que poderá valer até $198 bilhões em 2025.



Segundo a BusinessWire, até 2023 o mercado de AR valerá U$60 bilhões, com uma taxa anual de crescimento composta (CAGR) de 40.29%. Já a Orbis Research estima que o mesmo valerá U$165 bilhões até 2022.


Essa variação entre as projeções se dá pela dependência do avanço de outras tecnologias como a internet 5G, os hardwares para óculos AR e dispositivos mobile.


Outro fator que faz com que as previsões mudem ocorre pelas melhorias na própria tecnologia. Segundo o IDC, o mercado de AR/VR fechará 2019 atingindo US $ 16,8 bilhões. Com base nisso, espera-se que até o ano de 2023 o mercado crescerá para US$ 160 bilhões.


Parte do sucesso da tecnologia de realidade aumentada se dá aos investimentos sendo realizados para torná-la ainda melhor e mais acessível. Conforme consta neste site, o Facebook, por exemplo, adquiriu 11 empresas de AR/VR, sendo a mais famosa o Oculus VR em 2014 por US $ 3 bilhões. O Google investiu em organizações como a Owlchemy Labs e a Eyefluence. A Apple também possui uma lista crescente de empresas de AR / VR, a qual incluem o Metaio (navegador de AR móvel gratuito) e Akonia Holographics (desenvolvedor de lentes para óculos AR).


Diante do crescente investimento no mercado de realidade aumentada, quem começa agora sai na frente dos concorrentes. Algumas organizações já começam a se destacar no mercado pelo uso da tecnologia. Abaixo apresento alguns exemplos para inspirar sua empresa.



Exemplos de aplicações da tecnologia de realidade aumentada


Já pensou experimentar um tênis em qualquer lugar, sem precisar ir até uma loja física para decidir qual comprar? Grandes marcas como Adidas, Nike e New Balance já fazem isso, proporcionando aos clientes o conforto de experimentar seus calçados sem sair de casa.



Se você precisa de números para ter certeza do sucesso da tecnologia de realidade aumentada, destaco que em projeção divulgada em relatório do Gartner, 100 milhões de consumidores usarão a AR para fazer compras no ano de 2020. Aliás, segundo a Lumu’s Vision Insights, 71% dos compradores preferem ir a lojas que oferecem experiências de AR (ainda tem alguma dúvida?).


Além de aprimorar a experiência de compra, a realidade aumentada proporciona mais confiança aos consumidores na hora de decidir um produto. Com toda certeza, isso aumenta a satisfação e fidelidade com a marca, além de reduzir os custos com devoluções de mercadorias.

Seguindo com exemplos de utilização da tecnologia AR, empresas de cosméticos como a Sephora permitem que seus clientes experimentem suas maquiagens através de reconhecimento facial.



Já no segmento de arquitetura e construção civil a realidade aumentada tem sido utilizada para projetar maquetes eletrônicas e plantas humanizadas, tanto para auxiliar na fase de desenvolvimento quanto para facilitar a visualização dos imóveis pelos clientes. Confira alguns exemplos clicando aqui.



No setor de design de interiores, empresas como IKEA já investiram na tecnologia de realidade aumentada para demonstrar virtualmente seus produtos.



Na área de eventos, o festival de música Coachella, na Califórnia, permitiu uma experiência diferenciada aos participantes. Ao acessarem o aplicativo Coachella e apontarem seus celulares para o palco, as pessoas presentes tiveram uma experiência interativa com tema espacial.


Para o design de produto e embalagens, um exemplo clássico de utilização da realidade aumentada vem da Austrália. A marca “19 Crimes Wine” é uma referência aos “19 crimes” que levaram prisioneiros britânicos à Austrália no século XVIII.


Cada garrafa de vinho apresenta uma foto de um ex-presidiário. Os consumidores fazem o download do aplicativo “19 Crimes Wine” e apontam a câmera do celular em cada rótulo. Graças à AR o rótulo é animado e os condenados ganham vida digital para contar sua história.



A única ressalva que fazemos é que essas e outras empresas têm explorado a tecnologia apenas em seus aplicativos, ou seja, o usuário precisa realizar um download antes de conseguir acessar seus produtos. Como já mencionado, com os avanços recentes da tecnologia é possível disponibilizar diretamente no site da empresa a visualização em tamanho real do produto em realidade aumentada. Isso, com certeza, fará a AR expandir ainda mais. Confira o exemplo abaixo acessando nossa galeria de AR:




Concluindo


Enquanto algumas empresas ainda estão deixando de investir em marketing, outras já deram um passo à frente. A tecnologia de realidade aumentada está cada vez mais integrada no setor corporativo, como sugere a Deloitte, que diz que “88% das organizações de médio porte estão usando a RA”.


E se você pensa que a realidade aumentada cresce apenas no mercado norte-americano, é bom ficar atento. Empresas como a Ford aqui no Brasil já utilizam a tecnologia em suas fábricas, para que técnicos possam resolver problemas mesmo que à distância. No varejo, em 2018 a C&A disponibilizou aos clientes uma vitrine virtual, desenvolvida em realidade aumentada.


Esses e os outros exemplos que dei neste artigo são apenas alguns dos que comprovam o que dizem as projeções: a tecnologia de realidade aumentada estará cada vez mais presente em nossas vidas. Sua empresa vai ficar de fora?


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