• Joel Stival Junior

Como a Realidade Virtual pode auxiliar o mercado imobiliário a encantar clientes?

Comprar um novo apartamento é um marco na vida de qualquer pessoa. Pode significar a independência de morar sozinho pela primeira vez, a chegada de mais um membro na família ou mudança do estado civil.


Por se tratar de um assunto que envolve uma grande soma de dinheiro e um financiamento de vários anos, é sempre uma decisão que deve ser encarada com muita cautela. Do contrário, ela pode, facilmente, se tornar uma das experiências mais estressantes que uma pessoa pode ter na vida.


Para tentar facilitar o processo decisório, empresas do mercado imobiliário tendem a investir em ferramentas mais tradicionais na hora de apresentar seus empreendimentos: plantas 2D, imagens 3D renderizadas, vídeos animados, assim como os tradicionais decorados/showrooms.


No entanto, apesar de essas ferramentas ajudarem, elas ainda possuem uma série de limitações. Por exemplo, se você visitar um showroom tradicional de um imóvel com várias opções de plantas, provavelmente só poderá visualizar uma delas. Ou seja, muitas vezes o comprador visita um apartamento decorado que é totalmente diferente daquele que ele quer comprar (com outro layout e metragem).


Além do layout da planta, tem a vista das sacadas e janelas de cada andar, algo impossível de se ver em um apartamento decorado. Todos esses problemas podem ser resolvidos com os decorados em realidade virtual.




Entendendo os decorados em Realidade Virtual (VR)


A Realidade Virtual (ou VR, de Virtual Reality) possibilita que projetos arquitetônicos sejam transformados em ambientes interativos. Isso é possível principalmente graças ao avanço da tecnologia dos “óculos” de VR, ou Head Mounted Display (HMD), como o lançamento, em 2019, do Oculus Rift S que eliminou a necessidade de fixar sensores no ambiente para a configuração da experiência.

No entanto, apresentar com qualidade o interior de um empreendimento vai além do uso de HMDs de última geração. São as “Engines de Games”, como a Unreal Engine 4 - ferramenta para desenvolvimento de jogos -, que tornam possível (após muita programação) a exploração em tempo real até mesmo de apartamentos não construídos.


Os decorados em realidade virtual permitem que o consumidor explore livremente o imóvel e tenha uma visão completa e realista do empreendimento. Além disso, a tecnologia ajuda compradores na tomada de decisões que antes exigiam muito da capacidade de imaginação e abstração de cada um.


Para você entender o que os decorados em realidade virtual podem trazer de vantagem para seu empreendimento, veja a seguir.



Quais os benefícios dos decorados em Realidade Virtual?


Existe uma série de benefícios do uso dessa novas tecnologia no mercado imobiliário, dentre elas estão:


Antecipação de vendas: a tomada de decisão dos compradores se torna muito mais rápida e assertiva, uma vez que fica fácil visualizar o imóvel que está sendo comprado do que em plantas humanizadas ou em renderings 3D. Além disso, o decorado virtual pode ser apresentado mais cedo, antes mesmo do início da construção.


Redução de custos: os decorados virtuais podem custar até 10x menos que os tradicionais. Outro fator que reduz o custo do desenvolvimento do projeto se deve ao aproveitamento do mesmo para geração de conteúdos de divulgação como vídeos, renderings 3D para materiais impressos, entre outros. Ou seja, é possível eliminar o custo de contratação de uma agência apenas para gerar esse tipo de conteúdo, pois se torna muito mais barato gerá-lo a partir de um projeto que já está pronto e renderizado em tempo real.


Mobilidade: nos showrooms tradicionais, o cliente precisa se deslocar até o plantão de vendas de cada empreendimento para visitar o decorado. Com os decorados virtuais, as equipes de vendas ganham flexibilidade para levar os empreendimentos até seus clientes e apresentar mais de 1000m² em apenas 4m².


Sustentabilidade: os decorados virtuais eliminam a geração de resíduos produzida pela construção e demolição dos decorados tradicionais.


Personalização: outro benefício para os compradores é a possibilidade de personalizar a decoração e os acabamentos dos apartamentos de acordo com o gosto do usuário.


No entanto, para que a experiência seja benéfica e possa realmente trazer os benefícios citados, é fundamental prestar atenção em um ponto.



Cuidados na hora de investir em decorados virtuais


Geralmente, quando falamos de realidade virtual muitas pessoas lembram de experiências nas quais sentiram-se enjoadas, ou com tonturas. Isso acontece quando o óculos de VR é de má qualidade ou quando a navegação é mal pensada.


Muitos jogos ou experiências de imersão com óculos de VR costumam realizar movimentações que não são as mesmas que o usuário está realizando, fazendo com que a pessoa sinta-se enjoada.


Visualizações mal otimizadas (com travamentos) também causam desconforto nos usuários. Todos esses e outros problemas podem (e devem) ser evitados para proporcionar uma experiência agradável. Para isso, quando for investir na tecnologia, procure por um parceiro de qualidade.



O que fazer se o cliente não quiser utilizar o óculos VR?


Existe também o caso de pessoas que ainda não se sentem à vontade em utilizar o óculos VR. Para situações como essa, uma alternativa é os decorados em realidade virtual na versão jogo.



Neste formato, o usuário pode controlar livremente um personagem em primeira pessoa dentro do ambiente. Essa navegação pode ser feita com o uso de um controle de videogame (joystick), teclado e mouse ou através de telas sensíveis ao toque (touchscreen).



Concluindo


Em projetos da área de construção civil, uma das principais dificuldades é conseguir comunicar efetivamente questões arquitetônicas e de design. Como o cliente tem que usar a imaginação para visualizar projetos, essa comunicação acaba não sendo tão efetiva assim.


Para eliminar o problema existem os decorados em realidade virtual, que são muito diferentes daqueles que permitem apenas uma visão 360 graus.


Nas soluções da AZUBA, por exemplo, o usuário tem total liberdade para caminhar dentro do ambiente, assim como interagir com elementos e personalizar acabamentos da decoração.


Ficou curioso? Venha nos visitar e ter essa experiência!



Referência:

https://www.unrealengine.com/en-US/spotlights/real-time-technology-helps-buyers-fall-in-love-with-unbuilt-homes



Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades:

Instagram | Facebook | LinkedIn


Quer explorar a realidade virtual e aumentada no seu negócio? Entre em contato conosco!

  • instagram
  • facebook
  • youtube
  • linkedin
Entre em contato ou solicite um orçamento
© 2019  A Z U B A  |  Curitiba - PR • Todos os direitos reservados