Dicas de marketing imobiliário
  • Renata de Freitas Camargo

8 dicas de marketing imobiliário

A indústria imobiliária já passou por muitos altos e baixos. Quando o mercado aquece e a vendas voltam a acelerar, aumenta também a concorrência, que passa a ser ainda mais acirrada.


Apesar de agentes imobiliários terem um papel muito importante no processo de compra de imóveis, os compradores procuram se informar muito por diversos outros meios, muitas vezes até mesmo antes de tratarem pessoalmente com a construtora ou incorporadora.


Isso significa que para garantir que seu cliente chegue até você e, quando chegar, tome a decisão de compra, sua empresa precisa muni-lo com todas as informações que ele precisa, além de se fazer presente no seu dia a dia.


Para isso existe o marketing imobiliário. Neste artigo separamos oito dicas para ajudar sua construtora ou incorporadora a vender mais. Confira!



Por que o marketing imobiliário é importante?


Ninguém conquista um mercado sem um mínimo de preparação e, inclusive, mesmo o melhor produto não terá um comprador se não for vendido corretamente. Por isso, o sucesso de qualquer negócio se deve em grande parte à qualidade da estratégia de marketing implantada.


O marketing imobiliário surge como uma ciência que desenvolve estratégias e ações para satisfazer as dores, os desejos e as necessidades do cliente com o objetivo de levá-lo à ação da compra.


Já que existe uma forte concorrência no setor, é importante definir as estratégias a serem usadas a fim de que o cliente certo seja atraído e feche um contrato. Como estamos falando de uma venda de alto valor agregado, ao contrário dos bens de consumo de primeira necessidade vender imóveis requer uma variedade de ações e muita consistência. A seguir falaremos de algumas das estratégias.



Dicas de marketing imobiliário


Toda ação de marketing está ligada a um objetivo. Sendo assim, antes de procurar por estratégias que ajudem seu imóvel a se destacar, tenha em mente que é fundamental definir os objetivos a serem atingidos com cada ação que será implementada.


1. Não subestime a importância de um site otimizado


Veja o seu site como a base para o negócio imobiliário. É nele que os clientes em potencial exploram os imóveis que você oferece, aprendem mais sobre quem é a empresa e passam a confiar mais na sua construtora ou incorporadora.


Um ótimo site ajuda a contar a história do seu negócio de maneira que as pessoas criem uma conexão. Para isso, ele deve contar com fotos de qualidade e vídeos (vídeos 360º fazem parte das estratégias de marketing imobiliário que não podem faltar) e conteúdo de qualidade.


Além disso, seu site precisa ser encontrado pelos mecanismos de busca. É aí que entra o SEO, o qual refere-se a um conjunto de estratégias aplicadas para tornar um website mais visível nos resultados de pesquisa do Google.


Para as páginas de imobiliárias e construtoras, uma landing page com o empreendimento a ser lançado, com fotos renderizadas, também deve estar no seu plano de marketing.


2. E-mail marketing


O e-mail marketing é uma das melhores estratégias para construir relacionamentos com os clientes. Envie à lista de contatos notícias sobre sua construtora/incorporadora, sobre o lançamento em questão, além de conteúdo referente ao setor imobiliário que seja útil para seu público.



3. Ações em shopping centers


O marketing imobiliário vai onde está o comprador. Ações em shopping são uma ótima estratégia, principalmente porque o possível cliente está em um momento de lazer, mais descontraído e, consequentemente, muito mais aberto a conhecer detalhes sobre o empreendimento.


Maquetes costumam atrair a curiosidade e a chamar muita atenção. Aproveite a oportunidade para coletar dados dos possíveis compradores, principalmente para conseguir enviar a eles conteúdo por e-mail.



4. Posts em redes sociais


Falar da importância das redes sociais hoje em dia é desnecessário, mas é sempre bom reforçar. Seguindo a mesma lógica de ir onde está o seu potencial cliente, garanta uma forte presença online.


Esteja presente nas redes sociais em que seu público se encontra e capriche nas postagens. Use e abuse de imagens e vídeos.





5. Realidade Aumentada


Colocado em termos bem simples, a realidade aumentada (AR) “aumenta” a realidade sobrepondo elementos virtuais a um ambiente real. No marketing imobiliário a tecnologia auxilia a aumentar a curiosidade do potencial comprador.


Sua construtora ou imobiliária pode criar ações de AR no site ou nas redes sociais. Para saber mais sobre a tecnologia, recomendamos este post.



6. Tradicional decorado


O marketing imobiliário é também muito visual, pois as pessoas precisam visualizar o empreendimento. Fotos e vídeos cumprem o papel, mas não se encerra aí.


Os tradicionais imóveis decorados em shoppings, na obra ou em algum showroom atraem visitantes e os permitem sair da maquete ou do papel e visualizar o empreendimento de maneira muito mais realista.



7. Apresentações com interação


Quanto mais interativa for a experiência que você proporcionar ao seu cliente, maiores serão a chances de o empreendimento ficar na memória dele. E, com isso, aumenta a probabilidade de ele fechar negócio com sua empresa.


Nessa linha, quando apresentar um empreendimento foque em apresentações que permitam a interação, como o uso de uma tela touch para mostrar o voo de drone pela região e/ou imagens 360º de interiores



8. Decorado virtual


Na mesma lógica da interação e de ir até onde está o cliente vem os decorados virtuais. Eles utilizam a tecnologia de realidade virtual (VR), permitindo, por meio de óculos próprios para isso, que o consumidor explore livremente o imóvel e tenha uma visão completa e realista do empreendimento.


Assim como no caso dos decorados tradicionais, os virtuais ajudam compradores na tomada de decisões que exigem muito de sua capacidade de imaginação e abstração. A diferença é que a VR para o ramo imobiliário proporciona alguns benefícios adicionais e

neste artigo falamos mais a respeito.




E então, pronto para adotar ações de marketing imobiliário?


Principalmente com a tecnologia, o marketing imobiliário consegue atingir um novo patamar. O ideal é sempre combinar ações, pois das estratégias que falamos aqui uma não exclui a outra necessariamente.


Mas, claro, não esqueça de antes definir bem o seu objetivo. Caso tenha ficado com alguma dúvida, ou tenha algo a compartilhar, entre em contato conosco. Aproveite também e veja como a Azuba pode ajudar sua construtora/imobiliária a se destacar e vender mais. Conheça mais sobre nosso trabalho.

  • instagram
  • facebook
  • youtube
  • linkedin
Entre em contato ou solicite um orçamento
© 2019  A Z U B A  |  Curitiba - PR • Todos os direitos reservados