• Renata de Freitas Camargo

Imagens 360º: entenda tudo sobre elas

Imagine que você queira divulgar um tour 360º de um empreendimento, ou um vídeo 360º com captura de imagens de um parque industrial. Você sabe como os materiais são desenvolvidos?


Mesmo que você não seja uma pessoa técnica e tenha o interesse de somente ver o produto final pronto, é importante entender sobre como as imagens 360º são criadas para que tenha uma noção sobre o que engloba o processo. Além disso, tendo o conhecimento você poderá também refletir sobre qual tipo de imagem mais faz sentido para seu objetivo.


Então, pare por alguns minutos tudo que está fazendo, acompanhe este artigo e conheça quais tipos de imagens 360 existem, como são desenvolvidas e quais os benefícios de cada uma delas. Boa leitura!




Por que investir em imagens 360º?


Para começarmos nossa conversa, queremos que entenda alguns dos benefícios das imagens 360. Um exercício prático: tente, por exemplo, fotografar o local que você está agora. Você pode estar dentro de um escritório, na sala da sua casa, na praia, ou sentado em um café.


Mesmo não sabendo onde você se encontra, de uma coisa temos certeza: você pode até tirar uma foto panorâmica no seu celular, mas não conseguirá enquadrar todos os elementos com precisão e mostrar detalhes em uma única imagem.


Por dar uma representação visual muito mais real daquilo que se quer mostrar, as imagens 360º prendem a atenção dos clientes, dão mais visibilidade ao seu negócio ou produto e aceleram a tomada de decisão.


Além disso, esse tipo de imagem tem um benefício importante: a versatilidade na hora da abordagem com seu cliente. Como exemplo, um tour 360 pode ser apresentado em uma tela touch dentro de um showroom, como também por meio de um smartphone. Isso também significa muito mais mobilidade para sua empresa apresentar projetos, produtos etc.


Não podemos esquecer de mencionar ainda que as imagens 360 podem ser utilizadas nos mais variados contextos.



Tipos de imagens 360


Você entendeu que a captura em 360 dá muito mais autenticidade e representatividade ao seu produto, negócio e marca. A seguir elencaremos os tipos de imagens 360:


Imagens fotográficas


As imagens fotográficas podem ser usadas em:

  • Tours 360º (nesse caso as imagens podem ser por escaneamento do ambiente ou não)

  • Vídeo 360º

  • Foto 360º

Os vídeos e as fotos são iguais ao render e podem ser inseridos em websites e mídias que suportam este formato. Já no caso da interação com as imagens em tour também é necessário uma plataforma na qual as imagens serão inseridas para depois serem "embutidas" a um site.


Imagem: Google Arts & Culture


Tour 360º com escaneamento do ambiente

Imagem: Empreendimento Bonnart



3Ds


Os 3Ds podem ser utilizados em:

  • Tours 360º que usam modelos 3D renderizados, 

  • Vídeo 360º

  • Imagens renderizadas 360º

Os vídeos e fotos em 3D podem ser inseridos em websites e redes sociais, como Youtube, Facebook, Vimeo etc. Para o tour 360 é necessário usar uma plataforma adaptada que pode ser inserida por meio de um embed code dentro de um site.


Importante: As imagens 360 podem ser visualizadas também com uso de óculos, com o grau de liberdade denominado 3DoF. Isso significa que podemos rastrear o movimento rotacional, mas não o translacional. Ou seja, como explicado aqui é possível rastrear se o usuário virou a cabeça para a esquerda ou direita, inclinou-a para cima ou para baixo ou girou para a esquerda e para a direita.


Fonte: VRRoom


Quais as etapas de produção das imagens 360?


Para os tours 360º 3D:

  1. Modelagem

  2. Composição

  3. Texturização

  4. Iluminação

  5. Render

  6. Pós-produção

  7. Montagem da navegação

Arquivo final: embed code e link de plataforma compatível com mídias 360º e qualquer site.



Para as imagens 3D (render clássico)

  1. Modelagem

  2. Composição

  3. Texturização

  4. Iluminação

  5. Render

  6. Pós-produção

Arquivo final em alta qualidade.

Então, como você pode ver, a modelagem 3D é apenas uma das etapas de desenvolvimento do tour 360. O que queremos explicar com isso é que cada uma das etapas precisa ser executada pelo mesmo fornecedor, pois faz parte de um processo único.




Para ir além...


Nessa breve explicação esperamos que você tenha conseguido entender um pouco mais do universo e dos bastidores das imagens 360. Como sabemos que o assunto pode ser um pouco difícil de entender para quem não é da área técnica, nos colocamos à disposição para explicar mais sobre o tema.


Também estamos disponíveis para mostrar outros exemplos de uso das imagens 360º, bem como para avaliar quais tipos podem atender melhor suas necessidades. Fique à vontade, entre em contato conosco e obtenha mais informações.


Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades:

Instagram  | Facebook  | LinkedIn

  • instagram
  • facebook
  • youtube
  • linkedin
Entre em contato ou solicite um orçamento
© 2019  A Z U B A  |  Curitiba - PR • Todos os direitos reservados