Escaneamento 3D de ambientes: como pode ajudar ao mercado imobiliário e a construção civil
  • Renata de Freitas Camargo

Escaneamento 3D de ambientes: como pode ajudar ao mercado imobiliário e a construção civil.

Atualizado: Mai 25

Conhecer detalhes de um imóvel sem precisar se deslocar até um local específico (e sem sair do conforto da sua casa). Se você é leitor do nosso blog já sabe que isso é possível graças à tecnologia de realidade aumentada, aos tours 360º, aos vídeos tradicionais ou 360º.


Maquete AR (sem app direto no site)


Por aqui gostamos de novidades e de ter as melhores ferramentas que possam facilitar a visualização de projetos com experiências interativas. Hoje queremos apresentar o escaneamento 3D de ambientes.


Assim como o que acontece com o uso de realidade aumentada, por exemplo, o escaneamento 3D de ambientes pode ser acessado pelos clientes em suas casas e em seus dispositivos pessoais como celular, tablet ou notebook. Para construtoras, incorporadoras e imobiliárias, a capacidade de digitalizar empreendimentos com alto grau de realismo torna o escaneamento 3D uma proposta extremamente atraente para fins de marketing imobiliário. Entenda o porquê!



Como funciona o escaneamento 3D de ambiente?


O escaneamento 3D é similar à digitalização de qualquer objeto, porém utiliza uma câmera que faz a captura do espaço todo em 360º. Dessa forma são realizadas múltiplas imagens em sequência, enviadas a cada click a um sistema de mapeamento 3D que possibilita o escaneamento. O sistema permite que qualquer espaço - desde uma pequena sala em uma casa ou um escritório, até um prédio ou fábrica inteira – seja digitalizado, reconhecendo medidas, objetos e superfícies.


O programa de escaneamento faz todo o mapeamento e modelagem para gerar a visualização 3D. Após criado o ambiente tridimensional, é possível personalizar com tags informativas usando links, imagens ou vídeos.


Quando pronto, o material pode ser compartilhado em redes sociais, enviado por e-mail, publicado em website, entre outros. Ao fazer isso, construtoras, imobiliárias e incorporadoras expandem o envolvimento e o alcance da ação.



Vantagens do escaneamento 3D


Lançamentos imobiliários e acompanhamento da obra


Quando a incorporadora ou construtora usa como estratégia de venda decorar um dos seus apartamentos. para exposição ou construir um showroom, o escaneamento 3D traz grandes benefícios, proporcionando ao cliente a experiência de visitar um imóvel sem sair de casa. Alem disso pode também ser usado como uma primeira abordagem para atrair visitantes antes mesmo de agendar com um corretor.


Apartamento decorado - Bonnart | Construtora Giacomazzi


Outra grande vantagem do escaneamento 3D para ambientes são as tags que podem ser colocadas nas imagens para acrescentar informações. Suponha que um corretor esteja em um apartamento decorado (físico) com um cliente. Ali, no momento, ele informa os destaques do imóvel, como tipos do piso, fornecedores utilizados, detalhes do acabamento. Tudo isso pode ser acrescentado nas tags.


Aliás, as tags podem evitar que características que dão mais valor ao imóvel sejam esquecidas (algo que inclusive pode acontecer em uma apresentação física de um vendedor).


Por outro lado está o acompanhamento da obra, tanto de imóveis residenciais como construções contratadas por grandes corporações que devem gerar relatórios da evolução da obra a cada fase do projeto. Dessa forma facilitando a visualização fora da obra ou aproximando o cliente, deixando mais tangível o sonho de comprar na planta.


Imagens de cobertura em obras



Venda e locação de imóveis


Para o possível comprador - ou até mesmo locatário - que está visualizando o escaneamento 3D é como se ele fosse inserido dentro do imóvel, pois consegue olhar o local de todos os ângulos e definir, por conta própria, para onde ir, podendo inclusive visualizar a planta do imóvel.


Para quem está vendendo ou alugando, é o mesmo que deixar o imóvel aberto 24 horas por dia para ser “visitado”. Com mais pessoas tendo acesso ao empreendimento, maiores são as chances de vendas.


Ferramentas de medição dentro da visualização


Adicionalmente, a estratégia pode ser utilizada para conseguir estabelecer um diferencial perante os concorrentes.


Quando vale a pena investir no escaneamento 3D de ambientes?


Especialmente em períodos em que as pessoas não podem ou têm receio de sair de casa, ou até mesmo para evitar grandes deslocamentos e valorizar o tempo do cliente, o escaneamento é uma ótima estratégia para que o imóvel possa ser visitado. Sem contar que, com tanta disputa no setor imobiliário, quanto mais detalhes você conseguir transmitir ao seu comprador em potencial, e quanto mais transparente for (lembrando que o escaneamento parte do ambiente físico, portanto, tem um alto grau de realismo), mais na frente estará de outros concorrentes.


Já para os grandes contratos de construções que necessitam gerar relatórios periódicos da evolução, a estratégia é uma mão na roda, pensando no nível de detalhes que se tem na captura e na flexibilidade desse modelo 3D. Não esquecendo ainda a facilidade de ter a obra dentro do escritório e o quanto isso pode agilizar processos e tomadas de decisões.


Ficou interessado em possibilitar ao seu público uma visão inovadora e única do seu imóvel? Entre em contato com a Azuba para que possamos explicar com mais detalhes sobre o escaneamento 3D de ambiente.

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