• Renata de Freitas Camargo

Decorado virtual: 4 passos para montar equipamento de realidade virtual

A realidade virtual pode até parecer ser algo recente para você, mas o fato é que a VR (do inglês Virtual Reality) como conhecemos hoje apareceu pela primeira vez na década de 60. Dando um salto para 2010, foi especificamente naquele ano que um adolescente americano criou o primeiro protótipo de um fone de ouvido VR que evoluiria para o Oculus Rift.


Após dois anos e com uma campanha de crowdfunding de US $ 250.000 para comercializar a tecnologia, o setor de VR entrou em alvoroço. Dois anos mais tarde e Mark Zuckerberg gostou tanto do Rift que decidiu adquirir a empresa.


Desde então, vários concorrentes surgiram e a aplicabilidade da realidade virtual aumenta, chegando ao mercado imobiliário. São vários os benefícios da VR para o setor. Como já falamos deles neste post, no artigo a seguir explicamos em quatro passos como montar equipamento de realidade virtual para o seu decorado virtual. Boa leitura!



1. Escolha do equipamento


O primeiro passo para montar o equipamento de realidade virtual é definir os óculos que serão utilizados na experiência. Existem vários disponíveis no mercado, mas os mais usados – e que consideramos melhores - são o HTC Vive e o Rift S. Ambos são aparelhos do tipo head-mounted display (HMD):




Algo muito importante tanto do HTV Vive quanto do Rift S é que os dois são aparelhos que permitem completa liberdade de movimentação usando controles. No vídeo abaixo, Joel Stival, da Azuba, demonstra como a tecnologia funciona:



Para que outras pessoas possam acompanhar a visualização, o ideal é que a experiência esteja conectada a uma tela grande de TV. Assim, enquanto o usuário faz o tour pelo decorado virtual e vivencia a experiência de VR, quem está junto com ele pode participar como observador.


Ainda, é importante destacar que o HTV Vive e o Rift S necessitam estar conectados a um computador de alta performance que possuirá o programa/arquivo que rodará a cena virtual.



2. Instalação dos programas


Para que a cena virtual possa rodar, não basta apenas ter os óculos. Como comentamos, é necessário ter o programa certo que possibilitará a execução das cenas. Para isso, devem ser utilizados o software Steamvr e o app dos óculos escolhidos.


O Steamvr é um software usado para abrir o programa com o decorado virtual no hardware que você definir. Algo que deve ficar claro quando falamos sobre montar equipamento de realidade virtual, é que o decorado em si é como se fosse um jogo VR personalizado que deve ser desenvolvido por uma empresa. Em outras palavras, ele não está disponível no Steamvr e nem em qualquer outra plataforma gamer.


Uma vez entendido que o software é necessário para a experimentação do conteúdo de realidade virtual, temos que saber as configurações básicas de um computador.



3. Configurações básicas do hardware


Para que o decorado virtual seja o mais próximo possível da realidade e a experiência rode perfeitamente, deve-se considerar os inúmeros detalhes de textura e informações visuais.


Desse modo, as configurações básicas que nós recomendamos são:

  1. Placa de vídeo - RTX 2080

  2. Processador - Rysen 5 3600

  3. Memória - 16gb RAM

  4. HD - SSD 240gb


4. Montagem dos óculos


Antes de qualquer coisa, na hora da montagem sugerimos que o local onde o usuário irá pisar seja delimitado por um tapete ou um piso com alguma textura. Apesar de que nos próprios óculos apareça a imagem do guardião (uma grade) avisando a pessoa das delimitações de espaço, um piso ajuda quem está vivenciando a experiência a perceber mais rápido quando ela sair do quadrado selecionado.


Laboratório A Z U B A


Para a montagem propriamente dita, tudo vai depender dos óculos escolhidos:



Montagem HTC Vive


Se esta for a sua escolha, será preciso posicionar os sensores que mapeiam o espaço em duas pontas do espaço pré-selecionado para a experiência, geralmente de 2.30 x 2.30m (igual à largura de um contêiner). Em seguida, os sensores devem estar posicionados em uma altura superior apontando para o centro do espaço setado.


Uma vez o equipamento esteja posicionado, configura-se o espaço com os limites físicos usando os controles dentro do app dos óculos.

Montagem Rift S


Se preferir o Rift S, o computador e os óculos são suficientes, pois os sensores de movimento são câmeras acopladas aos óculos. O ambiente é configurado pelo Steamvr e pelo próprio aplicativo do RiftS.




Depois de tudo pronto...


Após montar o equipamento de realidade virtual é hora de curtir a experiência de VR no seu decorado virtual. Para você entender o que isso significa, no vídeo abaixo mostramos como é, na prática, a experiência em um showroom em realidade virtual:



Caso queira conhecer mais sobre realidade virtual, acesse nosso portfólio e leia nosso blog. E se precisar de algumas ideias para divulgar o seu lançamento, confira o post: Estratégias de marketing para lançamentos imobiliários.

  • instagram
  • facebook
  • youtube
  • linkedin
Entre em contato ou solicite um orçamento
© 2019  A Z U B A  |  Curitiba - PR • Todos os direitos reservados