Confira os benefícios do AR para seu negócio
  • Renata de Freitas Camargo

4 benefícios da Realidade Aumentada para o seu negócio

Atualizado: Abr 17

Quando ocorre uma crise mundial, praticamente todas as empresas das mais variadas indústrias sentem os impactos. É o que vivenciamos em casos de pandemia que forçam organizações a mudarem suas operações para o online e consumidores a ficarem em casa.


Felizmente, muitos dos danos causados no financeiro de um negócio podem ser revertidos com a tecnologia. Mais especificamente, com a realidade aumentada (AR).

Acompanhe conosco os 4 benefícios desta tecnologia para os setores de varejo, mercado imobiliário e indústria, e veja como ela pode ajudar sua empresa a minimizar perdas e obter lucro.



1. Transformar um ambiente


Um dos grandes benefícios da AR é conseguir levar a experiência de um produto para dentro do conforto do lar. É o caso de lojas – como a Ikea - que possibilitam seus clientes a simular a sobreposição de objetos virtuais em um ambiente real.


A indústria de decoração tem muito a ganhar com a tecnologia, considerando que agora, com as pessoas passando mais tempo em suas casas, aumenta também o desejo de fazer mudanças nos ambientes.


Por exemplo, com a realidade aumentada o consumidor consegue simular cores de tintas para as paredes, ver como ficaria uma nova mesa na sala, um piso diferente, etc. Dessa maneira, ao sair do campo imaginário e conseguir visualizar de forma mais real como uma mudança ficaria, a tomada de decisão é acelerada.


Loja de móveis online - AR


2. Reduzir devoluções


Ao visualizar no ambiente real uma representação 3D de um produto com as medidas exatas de fabricação, os compradores tornam-se mais aptos a fazerem melhores julgamentos.


Para o e-commerce, isso pode ser um item especialmente importante, pois as chances de um cliente se decepcionar com um produto diminuem, uma vez que ele tem recursos para uma visualização bem próxima do real.


Eletrodomésticos podem ser testados em tamanho real.


3. Aumentar a interação (mercado imobiliário)


Uma construtora pode enviar um e-mail com a planta de um novo empreendimento. Pode enviar um folder para a casa de um possível comprador. Pode, ainda, apresentar um vídeo mostrando o imóvel.


Todas essas opções são válidas e podem ser complementares entre si. Mas em uma era na qual clientes buscam por experiências diferentes, a melhor maneira de fazer com que a pessoa interaja e engaje com um projeto é mostrando-o em 3D.

Aqui falamos dos benefícios da AR mais expressivos para o mercado imobiliário: apresentações de maquetes e de plantas humanizadas.

O usuário pode dar a volta na maquete ou se aproximar.



WebAR - 3D no ambiente real ou visualização do objeto


4. Apresentar produtos (indústria)


Sem dúvidas, a indústria consegue perceber grandes vantagens na utilização da realidade aumentada. Em momentos em que feiras setoriais são canceladas e que gastos devem ser reduzidos, como fazer para apresentar máquinas e equipamentos, por exemplo?


Para conseguirem superar as dificuldades, empresas precisam divulgar seus novos produtos e seguir em frente, independentemente de poderem ou não estar presentes em eventos ou em uma reunião. A questão é que, se pensarmos em apresentações online, é muito difícil transmitir detalhes importantes sem que o cliente tenha um senso espacial de presença.


Para esses casos a experiência imersiva da realidade aumentada torna-se muito útil, oferecendo algo mais atraente e visualmente mais engajador do que um vídeo 2D.



Como seu cliente acessa a realidade aumentada?


Há duas duas alternativas para visualizar os modelos 3D em realidade aumentada, aplicativos ou via browser. Os apps possibilitam mais interações e informações, porém ao obrigar o cliente a instalar o app, limitando a quantidade de pessoas que acessam o conteúdo. Já o Web AR, usa um modelo mais leve que pode ser incorporado no e-commerce e acessado através do navegador, facilitando o acesso à informação.


Ou seja, graças a essa versão via navegador, o cliente precisa apenas do seu dispositivo conectado à internet e acessar facilmente os modelos em realidade aumentada. Vale lembrar que um site bem construído sempre ajuda na experiência do cliente.



Quer saber como funciona? Faça um teste agora mesmo! Com o seu dispositivo iOS ou Android acesse https://www.azuba.com.br/ar, clique no ícone de cubo que aparece na imagem e veja como a realidade aumentada funciona na prática (e depois, conte para nós o que achou).


E caso queira entender melhor sobre a tecnologia e saber como podemos ajudar seu negócio, entre em contato conosco.

  • instagram
  • facebook
  • youtube
  • linkedin
icon-whatapp (1).png
Entre em contato ou solicite um orçamento
© 2019  A Z U B A  |  Curitiba - PR • Todos os direitos reservados