Comparativo: decorado virtual e decorado tradicional
  • Renata de Freitas Camargo

Decorado Virtual e Decorado Tradicional: quais as diferenças?

Atualizado: Mar 5


Comprar um imóvel é algo que envolve muito planejamento e cuja tomada de decisão pode levar algum tempo. Por esse motivo, construtoras e incorporadoras precisam não apenas atrair clientes, como também convertê-los em compradores o mais rápido possível.


Como a concorrência no mercado imobiliário é grande, ganha quem consegue encantar o cliente e fazê-lo ver o imóvel como seu próprio lar. Uma das maneiras mais eficazes para atingir esse objetivo é por meio dos decorados.


Ao visitar um imóvel decorado, a pessoa tem a chance de ver o empreendimento muito além das plantas impressas. A maioria de nós tende a ter a visão como o sentido que é mais impactado, mas sempre que investem em imóveis decorados como forma de atrair possíveis compradores as construtoras e incorporadoras têm a chance de estimular outros sentidos, melhorando ainda mais a experiência do cliente.


Com a tecnologia, os tradicionais decorados estão dando espaço para aqueles que utilizam a realidade virtual (conhecida também por VR). Graças a ela, a experiência do cliente consegue ser ainda mais aprimorada, fazendo com que o decorado virtual e o decorado tradicional sejam bem diferentes em termos de vantagens.


Pensando nisso, a pergunta é:



Quais as diferenças entre decorado virtual e decorado tradicional?


Para fazermos um comparativo entre decorado virtual e tradicional, analisaremos alguns pontos.


Vista real do empreendimento


Quando uma pessoa visita um decorado, ela consegue ter ideia somente da vista do local que ela está naquele momento. Ou seja, se o decorado está no primeiro andar de um prédio, voltado para o norte, é essa a vista que o cliente terá. Isso sem contar que às vezes o local de apresentação do decorado tradicional não é nem no terreno do empreendimento, o que dificulta ainda mais para o cliente conseguir ter ideia da vista que terá.


Com os decorados virtuais isso não acontece. O cliente consegue verificar a vista de todos os andares que quiser, e do cômodo que for, o que pode ser um grande diferencial (especialmente se a vista for um atrativo do empreendimento).



Conhecimento de vários tipos de plantas


Imóveis geralmente possuem mais de um tipo de planta. Mesmo que a metragem seja exatamente a mesma, em um prédio é bem comum termos layouts diferentes de apartamentos.


No showroom tradicional, por questões de custos é praticamente inviável financeiramente a construtora/incorporadora criar um decorado para cada layout. O mesmo não acontece com os decorados virtuais, os quais podem ser desenvolvidos para mostrar diferentes tipos de plantas.



Mobilidade


Uma diferença significativa entre decorado virtual e decorado tradicional está na maneira como o imóvel é apresentado. No modelo tradicional, o cliente precisa se deslocar até o local para poder visitar o decorado.


Quando o mesmo é desenvolvido em realidade virtual, seria como se o imóvel fosse até onde está o cliente. Isso significa que você pode levar o decorado para qualquer lugar e apresentá-lo, dando muito mais flexibilidade às equipes de vendas.





Tempo de construção e desenvolvimento


Construir um decorado tradicional envolve tempo. Será preciso, primeiramente, criar uma representação física do imóvel, mostrando exatamente a mesma dimensão que o apartamento terá depois de pronto. Isso significa que ou a construtora/incorporadora terá que esperar que a construção de um apartamento seja finalizada para que ele sirva de decorado, ou ela terá que ter um outro espaço para desenvolvê-lo.


Em seguida, será necessário pintá-lo conforme descritivo, colocar piso e acabamentos, e pensar na decoração juntamente com arquitetos e decoradores.


No decorado virtual a etapa da construção física não existe. O projeto todo é feito em um software, o que elimina os custos da construção e o tempo que ela levaria. Para decorá-lo, mesmo ele sendo virtual existe todo o trabalho de um arquiteto, que deixará o imóvel tão bem decorado quanto seria em uma experiência de decorado tradicional.




Decorado virtual e decorado tradicional: qual escolher?


Na essência, o decorado em VR é mais vantajoso em termos de custos. Como explicamos neste post, os decorados virtuais podem custar 10 vezes menos, sem contar que a partir do projeto em VR a construtora/incorporadora pode gerar imagens e vídeos para desenvolvimento de materiais de marketing, o que reduz ainda mais os custos.


Todavia, muitas vezes a questão não é nem de escolher entre um ou outro, mas sim de entender que ambas as opções podem trabalhar em conjunto. Para empreendimentos com mais de uma opção de planta, ou para aqueles em que a vista é o diferencial, construtoras e incorporadoras podem optar somente pelo showroom em VR, ou pelos dois: decorado tradicional e decorado virtual.


Ainda ficou em dúvida? Venha fazer uma visita e experimentar essa tecnologia!


Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades:


Instagram | Facebook | LinkedIn

  • instagram
  • facebook
  • youtube
  • linkedin
icon-whatapp (1).png
Entre em contato ou solicite um orçamento
© 2019  A Z U B A  |  Curitiba - PR • Todos os direitos reservados