Como uma imobiliária online pode divulgar imóveis?
  • Renata de Freitas Camargo

Como uma imobiliária online pode divulgar seus imóveis?



Conforme aumenta o número de pessoas conectadas e a tecnologia avança, um negócio que não sinta a necessidade de manter uma existência online está fadado a perder espaço para outras empresas. Sendo assim, em um mundo no qual o poder da internet chegou em praticamente todos os setores, não há motivos para não incluirmos o mercado imobiliário.


Hoje em dia, já vemos diversas imobiliárias que vêm mudando seus esforços de marketing para a web. Nesse contexto, elas passam a disponibilizar imóveis para alugar ou vender, novos ou usados, 24 horas por dia, sete dias na semana. Mas como uma imobiliária online pode vender seus imóveis? A seguir, explicamos para você



Mas, antes: o que uma imobiliária online precisa ter?


O mercado online é uma maneira econômica de capturar clientes. Mas para tal, as imobiliárias precisam ter, pelo menos:

  • Site intuitivo, amigável e fácil de usar;

  • Fotos profissionais;

  • Um fluxo de conteúdo relevante e original que ajudará a estabelecer autoridade no setor; e

  • Técnicas de marketing com forte apelo à ação (falaremos a seguir).

Perceba que não se trata apenas de ter uma página na internet que apresente os imóveis disponíveis. Para que seja atraído para o site o cliente precisa vivenciar uma experiência digital de ponta, na qual ele consiga conhecer bem o imóvel na web, visualizando-o e até mesmo visitando-o virtualmente a fim de que já esteja mais decidido quando for fazer uma vista pessoal.


Tendo isso em mente, para que a imobiliária online seja bem-sucedida, ela precisa aplicar diferentes tecnologias.



Tecnologias para a imobiliária online


Quem vende pela internet sabe que não basta colocar a foto de um produto e esperar toda a mágica acontecer. Com a concorrência cada vez maior no mundo da web, e com usuários que distraem-se facilmente, não adianta apenas atrair o cliente. É preciso retê-lo.


O negócio imobiliário é muito visual. Como a primeira impressão é a que fica, o contato inicial do cliente com a empresa online deve agradar aos olhos. Isso significa que é importante que a página na internet tenha um bom layout.

Após causada uma boa primeira impressão, é preciso vender. Sabemos que nesse mercado as vendas podem demorar. O cliente faz muitas pesquisas antes de assinar um contrato, pois se trata de um investimento alto.


A imobiliária online surge com um meio de acelerar o processo decisório, pois procura ao máximo fazer com que o possível comprador tenha um primeiro contato com o imóvel sem precisar ir a um showroom ou a outro local específico. A tecnologia a seguir possibilita isso:


Escaneamento 3D


Opção para imóveis usados (vendas e locação), o escaneamento 3D é similar à digitalização de qualquer objeto. A diferença é que a captura é feita em 360º.

Trata-se de uma experiência que insere o comprador ou locatário no imóvel. Ele consegue, por conta própria, definir para onde ir e em que direção olhar, sendo que é possível visualizar cada ambiente de todos os ângulos. O usuário consegue também ver a planta do imóvel.


O escaneamento 3D pode ser acessado por dispositivos pessoais como celular, tablet ou notebook. Neste artigo damos mais informações.


Projeto Bonnart - Construtora Giacomazzi | 2020



Tour 360º


Os tours 360º também permitem que um ambiente seja apresentado em todos os seus ângulos. Ainda, o usuário consegue olhar um local ao redor sem estar no espaço físico propriamente dito.


Além de ser uma ótima alternativa para a imobiliária online apresentar o imóvel em seu site, o tour virtual 360º pode ser uma ótima opção para campanhas de marketing em redes sociais. Explicamos mais detalhadamente neste post.


Projeto Mandala-AG7 | 2017


Renderização


A renderização refere-se às imagens fotorrealistas geradas digitalmente. Entenda que não se trata de fotos tiradas da maneira tradicional, pois na renderização as imagens podem ser reproduzidas de duas maneiras:

  • Fielmente por computador a partir de um projeto de interiores já existente, ou

  • A partir de um layout prévio. Nesse caso, a decoração do imóvel é criada digitalmente.

A estratégia apresenta um alto grau de realismo, permitindo que as imagens sejam bem mais atraentes e mostrem muito mais detalhes na comparação com as usuais fotografias.



Realidade aumentada


A realidade aumentada sobrepõe e integra elementos virtuais com o mundo real. Ela permite que sejam apresentadas desde áreas externas até plantas humanizadas.

Conhecida como um dos meios mais cativantes e envolventes, a AR pode gerar uma grande vantagem competitiva para sua imobiliária online. Para disponibilizá-la em seu site, não é necessário nenhum tipo de aplicativo.


Alguns artigos que podem ajudar a entender melhor sobre a tecnologia:


Projeto Costa Reale - Construtora Piemonte | 2020



Qual estratégia utilizar?


Como você pode ver, opções não faltam para deixar sua imobiliária online envolvente. Todas funcionam como uma ótima maneira de atrair clientes e de fazê-los ter um primeiro contato com o imóvel.


Cada uma proporciona um tipo de experiência, e nosso time poderá orientar melhor sobre quais opções podem ser mais indicadas para seus objetivos. Para saber mais, entre em contato com a Azuba. Será um prazer conversar com você.

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