• Renata de Freitas Camargo

Como os decorados virtuais podem aumentar suas vendas?


Normalmente, ao procurarmos imóveis vamos em uma imobiliária ou conversamos direto com a construtora. Dentre as informações que buscamos está a planta do empreendimento. Quando há um imóvel decorado como apresentação, vamos até o local para visitá-lo e obtermos uma ideia melhor.


Esse fluxo tem sido basicamente o mesmo por décadas, mas a tecnologia já está começando a mudá-lo. Com a realidade virtual (VR), construtoras e incorporadoras têm muito mais mobilidade para apresentar um imóvel, pois ao invés de esperar o comprador ir até eles, podem ir até onde estão seus potenciais clientes.


Além disso, outro ganho da tecnologia está na antecipação das vendas, uma vez que com a VR as chances de encantar um cliente e garantir o fechamento do negócio é muito maior. Como você pode ver nessas poucas linhas, existem importantes benefícios dos decorados virtuais para as vendas.


Invista alguns minutos na leitura deste artigo e saiba mais sobre as vantagens da realidade virtual para o setor de construção e arquitetura.



Como funciona tradicionalmente o processo de concepção e venda de um empreendimento?


Todo empreendimento imobiliário possui um ciclo de vida. Resumidamente, ele tem início com o estudo de mercado e definição do público para que, então, possam ser decididas questões como localização, padrão dos acabamentos etc.


Essas informações servem para a estimativa dos custos do projeto a fim de que possa ser verificada a viabilidade financeira do mesmo. O ROI (retorno sobre o investimento) é outro dado fundamental. Ele é influenciado pela velocidade estimada da venda, a qual deve conciliar com o fluxo de caixa do projeto e a expectativa de retorno dos investidores.


A partir do momento que o projeto de um empreendimento recebe o aval da prefeitura, ele já pode ser lançado ao mercado e as vendas começam. Ou seja, as vendas podem dar início antes mesmo de uma estaca ser colocada no terreno.


Nessa hora podem ser iniciados os esforços em publicidade. No começo, o investimento tende a ser bem menor, mas à medida que a construção evolui, sobem também os custos para a divulgação da obra.


Em muitos casos, quando a construção inicia, existe uma pré-venda destinada aos investidores e a alguns clientes específicos. Garantir que algumas unidades do imóvel sejam vendidas logo no início é fundamental para a construtora/incorporadora. Isso porque ela precisa manter seu caixa no positivo e, quanto antes começar a vender, menor será a necessidade de empréstimo para financiar a obra.




O que fazer para acelerar as vendas?


O ser humano é visual e, portanto, tende a ser muito mais convencido pelo que seus olhos enxergam. Por esse motivo é que os decorados são uma estratégia que funcionam para alavancar as vendas.


É fato que construir um decorado/showroom tradicional para apresentar aos possíveis compradores e investidores exige espaço, tempo e dinheiro, além do custo de manutenção. Como alternativa surgem as visualizações digitais e interativas do empreendimento, os chamados decorados virtuais.


Dentre os benefícios dos decorados virtuais para as vendas, o mais expressivo está no fato de que eles podem atender desde o momento em que a construção do empreendimento foi autorizada. Aliás, quanto mais cedo for investido no decorado virtual, mais vantajoso ele se torna principalmente nas primeiras fases do projeto, quando os materiais para divulgação ainda não foram gerados.


É possível, inclusive, diminuir os custos com esses materiais, uma vez que os mesmos podem ser gerados a partir do modelo 3D (sem a necessidade de contratar uma agência para isso).


Os decorados virtuais têm também outro benefício para as vendas que deve ser ressaltado: a mobilidade. O showroom virtual permite explorar a apresentação dos imóveis em domicílio, isto é, os vendedores podem mostrar uma planta de 180m² em uma sala de 4m².


Não podemos esquecer ainda outros dois itens importantes, que são a redução de custos e a personalização. Com relação ao primeiro, como citamos neste artigo, os decorados virtuais podem custar até 10x menos que os tradicionais.


Já sobre a personalização, ao vivenciar a experiência de realidade virtual cada cliente/usuário pode deixar a decoração e os acabamentos com seu gosto, fazendo-o sentir-se como se já fosse o proprietário do imóvel.




Resumindo


A tecnologia tem auxiliado empresas de vários setores a reduzirem custos de produção e terem capital de giro para realização de investimentos. A área de construção civil também ganha com os avanços tecnológicos, e agora esses avanços chegaram mais especificamente para auxiliar na comercialização dos empreendimentos.


Entre os principais benefícios dos decorados virtuais para vendas, neste artigo citamos:


Antecipação de vendas: evita a necessidade de empréstimos, geralmente utilizados durante a construção do empreendimento.


Mobilidade: permite apresentação do empreendimento em qualquer lugar, até mesmo na casa ou no local de trabalho dos clientes.


Redução de custos: um decorado virtual pode chegar a custar até 10 vezes menos que um tradicional. Além disso, quando a construtora ou incorporadora investe na tecnologia, ela não precisa contratar uma agência apenas para gerar vídeos e renderings 3D para materiais impressos. Esses materiais são gerados a partir do próprio projeto de VR que já está pronto e renderizado em tempo real.


Personalização: a possibilidade de personalização é um diferencial cada vez mais importante. Os clientes/usuários criam uma “conexão” com o produto que estão personalizando e sentem-se como se já fossem os donos do imóvel.


Como aqui tratamos dos benefícios da realidade virtual para as vendas, que tal conhecer como a VR funciona? Leia o artigo para saber mais: O que é Realidade Virtual (de verdade) e exemplos de aplicação.


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