Novos hábitos de compras: avanços da tecnologia
  • Renata de Freitas Camargo

Novos hábitos de compra após epidemia mundial e o avanço das ferramentas digitais


O mundo se isola. À medida que pessoas ficam em casa, percebemos um movimento acontecendo. Empresas passaram a oferecer vendas online, restaurantes e mercados com serviços de delivery e diversos empresários repensam o formato de seus negócios.

Imaginar um mundo pós pandemia mundial é um exercício desafiador, mas se tem algo que tudo isso tem ensinado é que mais do que nunca a tecnologia é uma aliada. De encontros de família aos happy hours por chamadas de vídeo, é pela tecnologia que nos fazemos presentes.


É também a tecnologia que passou a permitir o consumo de experiências imersivas, apoiando o processo de decisão de compra. Como essa mesma tecnologia poderá ser utilizada para adaptar-se aos novos hábitos de compras após epidemia mundial?



Desafios do marketing


Praticamente todos os negócios estão enfrentando tempos difíceis. Diante de desafios como o que vivemos hoje é fundamental que preparemos nossas empresas para o longo prazo. Para o marketing, isso significa trabalhar com mais inteligência por meio de estratégias que realmente impactem o consumidor mas que, ao mesmo tempo, não representem um alto custo.


Em tempos de crise, orçamentos de marketing tornam-se um alvo fácil para as empresas que desejam fazer cortes no orçamento. No entanto, já ficou mais do que provado em outras épocas que se um corte na atividade de marketing pode funcionar como uma correção de curto prazo, certamente terá consequências a longo prazo.

Tenha em mente que manter a visibilidade em seu mercado é essencial para a sustentabilidade do seu negócio. Para isso, como temos que agir com inteligência, precisamos considerar dois grandes desafios:


  • Apresentar produtos de forma criativa, de maneira que o cliente possa, se necessário, ficar em casa ou distante de lojas físicas;

  • Levar para perto dos clientes galpões, empreendimentos, maquinários e qualquer produto que no passado exigiria deles um deslocamento.


Esses dois pontos têm a ver com mudanças nos hábitos de compras, os quais exigem do marketing estratégias mais precisas.


Estratégias a longo prazo



Novos hábitos de compras: que estratégias o marketing pode utilizar?


O objetivo aqui é um só: tornar sua empresa mais visível na frente de seus clientes em potencial. Para isso, é fundamental aumentar o conhecimento da sua marca e fazer o seu comprador conhecer o seu produto.


Como em um cenário de pandemia isso fica um pouco mais complicado, uma vez que pessoas passam a estar mais receosas de saírem de casa ou de estarem em um local cheio de gente, é o seu produto que deve ir até onde o cliente está.


Apresentações imersivas


Tanto a realidade aumentada (AR) quanto a realidade virtual (VR) possibilitam apresentações mais criativas, algo que empresas precisam focar para atraírem a atenção. O melhor é que com AR e VR a apresentação pode ser feita para um cliente que esteja em casa ou distante de uma loja física.


Especificamente sobre a AR, ela tem evoluído tanto que recentemente foi lançada uma nova tecnologia chamada Scanner LiDAR com o novo iPad Pro. De acordo com o site da Apple, o LiDAR calcula distâncias medindo o tempo necessário para a luz atingir um objeto e voltar. É algo tão avançado que será usado pela NASA na próxima missão em Marte.


A tecnologia “usa tempo de voo direto para medir a luz refletida a até cinco metros de distância, tanto em ambientes fechados quanto ao ar livre. Funciona com precisão absoluta, opera a uma velocidade de nanosegundos e abre um mundo de possibilidades para realidade aumentada e outras aplicações”, cita a empresa.


Na prática, o LiDAR promete deixar os modelos de realidade aumentada muito mais realistas usando a oclusão de objetos que permite que a AR apareça na frente ou atrás dos planos de estruturas reais.


A realidade aumentada já vem sendo utilizada em várias indústrias, como é o caso do mercado imobiliário. O mesmo acontece com a realidade virtual.


Imagine, por exemplo, que um vendedor queira apresentar um maquinário a um cliente. Com realidade virtual o profissional pode ir até o cliente e, pela tecnologia de VR, apresentar a máquina em si e até mesmo o parque fabril inteiro, permitindo que o cliente caminhe em um cenário virtual – porém realista – e interaja com o ambiente.


A realidade virtual, assim como a AR, proporciona uma experiência imersiva rica em detalhes e interativa, o que aproxima um cliente de um produto sem que para isso esse mesmo cliente precise necessariamente ir até um local específico.


É o que acontece, por exemplo, nos casos dos decorados virtuais (falamos sobre isso neste post). Esses showrooms podem estar tanto em um shopping, quanto podem ser levados até a empresa ou a casa do potencial comprador.


Web AR | carregamento em web site


Game interativo


O game interativo é outra estratégia de marketing que sua empresa pode adotar. Trata-se de uma tecnologia que dá liberdade total de circulação dentro de um cenário usando computador de alta performance e controle, ou teclado e mouse.

Com o game interativo você pode, por exemplo, fornecer uma apresentação diferenciada e ao mesmo tempo imersiva do seu empreendimento. A tecnologia pode ser usada em um estande com um corretor guiando a visita e mostrando cada detalhe do empreendimento.


Para situações em que o cliente precise ficar em casa, caso tenha uma máquina com as configurações mínimas também é possível fazer a apresentação por meio de game interativo.


Estande de vendas interativo


Imagens foto reais 3D e tours 360º


As imagens reais 3D renderizadas (tanto em vídeos quanto estáticas) e os tours 360º também virarão itens essenciais para alcançar mais vendas, principalmente para o mercado imobiliário.


Se seu cliente não pode sair de casa, ou até mesmo para fazê-lo conhecer mais sobre seu empreendimento, um site elaborado com imagens e vídeos realistas e vídeos 360º são uma ótima maneira de mostrar um imóvel em todos os seus ângulos.


E isso vale não apenas para o mercado imobiliário. De uma forma geral, a indústria já começou a adotar esses formatos, pois entende a importância de fornecer ao cliente conteúdo rico em detalhes, e isso é algo que o 3D consegue fazer.


Visualização 360º direto no site


Resumindo


O mundo está sempre em constante transformação. Em um cenário de mudanças temos que ser ágeis em adaptar estratégias e adotar novas tecnologias. Isso vale para todos os setores de uma empresa, mas é mais ainda essencial ao marketing, afinal, como diz a frase “fora da vista, longe da mente”.


Para evitar que sua marca, seu produto, serviço e empreendimento sejam esquecidos, garanta apresentações diferenciadas e vá até onde seu cliente está. Adequa-se aos hábitos de compras de seus clientes e aposte em:


  • Realidade aumentada

  • Realidade virtual

  • Imagens e vídeos 3D

  • Tours 360º


Caso tenha interesse em saber mais, venha conhecer o trabalho da Azuba. Visite nosso site e entre em contato conosco.


E já que estamos falando de marketing, confira agora nossas 8 dicas de marketing imobiliário.



  • instagram
  • facebook
  • youtube
  • linkedin
icon-whatapp (1).png
Entre em contato ou solicite um orçamento
© 2019  A Z U B A  |  Curitiba - PR • Todos os direitos reservados